quarta-feira, 1 de abril de 2015

Notícias- Arquidiocese de Teresina

Missa do Crisma reúne centenas de fieis na Catedral de Teresina


A Santa Missa do Crisma, popularmente conhecida como a Celebração dos Santos Óleos, reuniu centenas de fieis na noite dessa segunda-feira (30), na Igreja Catedral de Nossa Senhora das Dores, Centro da capital. Dom Jacinto Brito presidiu a celebração, acompanhado pelos 90 padres que compõem a Arquidiocese de Teresina, além de diáconos, religiosos, leigos. Na oportunidade, também foi celebrada a renovação das promessas sacerdotais do Clero.

Dois pontos são fundamentais nesse rito, que marca a programação da Semana Santa: a bênção dos óleos do batismo e dos enfermos, bem como a consagração do óleo do crisma, e a renovação das promessas sacerdotais, momento em que os padres renovam seu compromisso com a vocação presbiteral diante do bispo e da comunidade.

“Quando nós realizamos a bênção dos óleos é também no sentido da unidade: a Igreja passa a integrar-se ao longo de todo o ano, com a distribuição do óleo novo, que ganha o lugar do óleo velho. A unidade é o ponto central desta Santa Missa”, pontuou Dom Jacinto Brito, arcebispo de Teresina.
Após a bênção e consagração dos óleos, segundo o Padre Osório Barbosa, pároco da Catedral, as paróquias já utilizam o novo óleo ainda dentro da Semana Santa, a exemplo da visita aos enfermos. “E aqui também nós renovamos nosso compromisso de fé e vida. Padres reafirmam sua vocação sacerdotal, numa celebração que marca a nossa caminhada na Igreja”, completou.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário